Todas as pessoas têm o direito as mesmas coisas e as mesmas oportunidades, mas no mundo as coisas não funcionam assim. Existe muita descriminação entre raças, profissões, sexos, culturas.
A Igualdade de oportunidades é sermos todos iguais para as diversas oportunidades de vida.
Todos somos iguais, logo temos os mesmos direitos e deveres.
Não é por sermos de outro sexo, raça ou cultura que devemos ser descriminados.

Desigualdade entre sexos:


Existe um preconceito muito grande a cerca da diferença entre homens e mulheres em diferentes parâmetros.
Muitas pessoas consideram que as mulheres são menos que os homens, mas na verdade tem direito às mesmas coisas e as mesmas oportunidades.
Em certas zonas existe mais desigualdade, onde as mulheres não poderem fazer certos trabalhos ou desempenhar certas profissões (meios mais pequenos).
Em certos aspectos isto está a mudar, porque cada vez existem mais mulheres a quererem fazer trabalhos mais pesados, e a querer fazer o que os homens também fazem. No desporto também se pode ver uma grande mudança, cada vez existe uma maior aderência do desporto por parte das mulheres, que antes não se via, existia pelo contrario um grande preconceito por se fazer desporto, e era inadmissível uma rapariga ser melhor que um rapaz, hoje já vimos que é diferente.
Claro que também existe um pouco de desigualdade por parte dos homens, onde por vezes são inferiorizados pelas mulheres em certas profissões mais formais e pela inteligência.

Desigualdade entre raças:


Ser de raça diferente não é nenhum crime, mas sim um orgulho.
No mundo de hoje em dia existe muito racismo por parte das pessoas, as pessoas falam, e olham de lado para quem não lhes é igual, em vez de olharem para isso como uma coisa positiva, a nível de cultura.
Está provado que o racismo é um movimento inconsciente do ser humano que leva a inferiorizar as pessoas devido a sua inteligência, cultura, parentesco, entre outras coisas.
Também existem crenças de superioridade e inferioridade devido a escravidão, onde uns povos dominavam sobre outros.
Isto também tem a ver um pouco com a emigração das pessoas, porque acabam por se sentir excluídas por serem de raça diferente, até são descriminados por autoridades, nos serviços públicos, educação, saúde, etc..
Não é só por as pessoas serem de raças diferentes que as devemos julgar.

Desigualdade entre culturas:


Existe muitos países, logo diferentes culturas, diferentes línguas, diferentes comidas etc..
No nosso mundo existe um pouco de desigualdade em relação a variadas culturas, devido ao modo de falar, ao modo como e onde comem, em termos de ceitas, vestuário, costumes, lazer etc...
As pessoas são assim devido as suas origens, e não tem de ter vergonha de serem como são, porque isto é cultura para as pessoas à sua volta e cultura para o próprio país.
As pessoas não vão ser postas de parte por serem exteriormente diferentes, ou só porque fazem coisas que os outros não fazem.
Devemos aceitar e respeitar todas as culturas, para que sejamos respeitados também em relação à nossa cultura.

Desigualdade religiosa:

Em termos religiosos existe cada vez mais religiões e cada vez mais ceitas e tradições novas, mas ultimamente tem se vindo a reparar que não existe um clima muito respeitado entre elas…
Em certas partes no mundo existe guerra devido ao desrespeito entre religiões. No caso de Portugal cada vez existe mais afastamento das pessoas devido as religiões, e cada vez mais discussões, e conflitos.
Devesse respeitar cada religião e aceitar o que ela oferece, aderindo ou não a ela, porque ser realmente religioso implica respeitar o próximo, e é uma forma para não arranjar mais afastamentos e conflitos entre as pessoas.

Conclusão:

Este blog é uma maneira de sensibilizar as pessoas para que cada vez mais se possa evitar conflitos, guerras e injustiças.
Com tudo isto podemos dizer que não é por sermos de raça, sexo, religião ou de culturas diferentes que temos mais ou menos oportunidades de vida.
Todos somos iguais, todos temos coração, só temos de ir aceitando o mundo neste caso as pessoas como elas são…